terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ultima parada na Republica Tcheca


Agora estou em Znojmo na casa de Pavel, que me acolheu via couchsurfing.

A viagem em números:
Dias: 42 - Km percorridos: 2719 - Velocidade Máxima: 60,75 km/h - Euros gastos: 257,66 - câmaras furadas: 8

Em Praga fiquei em duas casas via couchsurfing, a de Magdalena e a de Kamil e Petr, e nas duas fui muito bem acolhido. Praga 'e uma cidade muito bonita, pois combina sua bela arquitetura e sua historia com diversos parque e áreas verdes. Alem disso 'e uma cidade um tanto quanto montanhosa, por isso existem inúmeros locais com lindas vistas da cidade. Mesmo tendo essas montanhas ainda vemos uma quantidade razoável de bicicletas nas ruas. Existem algumas ciclovias nas ruas e diversas rotas para bikes (que pegam ciclovias e ruas pouco movimentadas), porem a maior parte das pessoas de bike são os que a utilizam como esporte, mas mesmo assim vemos pessoas que se locomovem de bici.
                                                                          Praga

Em Praga tive a oportunidade de comer um típico prato tcheco: srickova ha smetanes houskovym knedlikem; uma carne assada com um creme meio amargo e frutas vermelhas, mais um molho agridoce feito de vegetais e um pão branco. Um prato gostoso. A comida tcheca, pelo o que eu pude ver, 'e uma comida com bastante gordura e bastante carne. Um costume curioso dos tchecos 'e o fato de comerem vegetais, como pepino, tomate e pimentão no café da manha.

Depois de Praga rumei para o sul do pais, indo em direcao a Cesky Krumlov. Essa região 'e montanhosa com bastante agua, o que torna uma região muito bela, pois combina florestas (de pinheiros na maior parte) com diversos rios. Porem, foi o pedal mais degastante ate o momento, pois as subidas combinadas com dois dias de muito calor (chegando a bater 36o C) e um dia de muito vento e muita chuva resultaram em um esforço extra.

Passei um dia em Cesky Krumlov, cidade que vários tchecos me falaram que 'e a mais bela do pais, e realmente 'e uma linda cidade. Ela 'e tombada pela UNESCO e o rio Vltava a serpenteia e ao mesmo tempo possui um castelo e diversos outros lindos prédios. Porem 'e extremamente turística.
                                                                 Cesky Krumlov

Depois de Cesky Krumlov rumei para o leste e a região se tornou bem menos montanhosa (com subidas não muito íngremes e decidas deliciosas!), ainda com bastante agua (rios e lagos) e uma mistura de florestas com campos. Outra coisa muito legal da região 'e que de tempos em tempos me deparo com um belo castelo numa montanha ao me lado. O tempo também melhorou, céu azul com nuvens brancas, ou seja um pedal muito gostoso!
                              Lago artificial Rozmberk, onde almocei um dia

As estradas na Republica Tcheca não possuem ciclovias, porem os carros sempre me respeitaram durante o trajeto. O que existem são rotas para bicicletas que pegam estradas com pouco tráfego e/ou estradas para bicis e pedestres. Na região mais montanhoso cruzei com ciclistas esportistas e na região menos montanhosa com pessoas que usam a bike como lazer e alguns viajantes.
                                          Um dos castelos que cruzei

Os tchecos se mostraram um povo muito hospitaleiro na minha experiência. Três das minhas noites na estrada fui convidado para acampar em jardins, ou mesmo dormir num quarto separado da casa. Fui acolhido por Milan e sua mulher em Krasna Hora Nad Vlatavou, por Josef em Trhove Svini e por Vlatiska e Lukas em Potocna. Todos me deram jantar, café da manha e um lanche para estrada, assim como um meio de me lavar. Também todos se mostraram interessados em mim e em minha viagem, por isso tivemos conversas bacanas (nem que seja via google tradutor). Sou muito grato a todos eles!

Depois de Znojmo vou para Vienna e depois veremos!

'e isso e abraços

2 comentários: