segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Agora em Praga!

Opa!

Agora estou em Praga na casa de Magdalena, que me acolheu via couchsurfing. Desde que sai de Berlim fiz duas paradas em Lutherstadt Wittenberg e em Dresden.

A viagem em números:
Dias: 33 - Km percorridos: 2139 - Velocidade Máxima: 57,48 km/h - Euros gastos: 162,38 - câmaras furadas: 6
Finalmente consegui pesar minhas bagens: 31,5Kg + 19,5Kg da bike (sem os 3Kg de agua que costumo carregar)

Em Lutherstradt Wittenberg fiquei na casa de Annemarie durante duas noites, que me acolheu muito bem. Wittenberg `e uma cidade com um centro historico pequeno, porem muito bonito. Tambem (dai vem seu nome), `e a cidade onde Lutero costumava rezar e foi na porta da principal igreja dessa cidade que ele pregou sua traducao da biblia.

Em Dresden fiquei na casa de Johannes, via warmshoers (uma espece de couchsurfing para viajantes de bicicleta). Dresden `e uma cidade muito bonita! Possui um lindo centro historico (extremamente turistico, mas lindo) e ao mesmo tempo o rio Elba atravessa ela, e `e rodeado por lindas montanhas. Johannes me levou para fazer uma caminhada por essas montanhas, que fazem parte de um parque nacional. Foi um passei muito legal, pois foi bacana de caminha um pouco (mudar o modo de se locomover), e esse parque possui rochas e vistas incriveis.
                                                        Parque onde fizemos a caminhada


Johannes `e uma figura. Um alamao de 57 anos, que desde 1990 faz todos os anos ao menos uma viagem de bicicleta de duas semanas. Alem disso, coleciona mapas (especialmente mapas para bicicletas), portanto tinha uma biblioteca imensa de mapas e livros sobre viagens de bicicletas na sua casa. Foi muito interessante ficar na sua casa pois trocamos informacoes sobre viagens de bici, e ele me deu dicas por onde passar no meu trajeto (ja que conhece praticamente todos os paises da Europa por meio de viagens de bicicleta) e me presenteou com alguns mapas. Ele, que ja esta palnejando suas viagens ate 2015, ficou sem reacao quando lhe disse que nao tinha minha rota pronta, que ia vendo no mapa as estradas e assim ia. Podemos ver que existem diversas maneiras de viajar de bicicleta!
                                                                       Eu e Johannes

De Wittenberg ate Praga, fui seguindo um caminho que vai margeando o Elba e depois o Moldava. Um caminho muito bonito, a regiao mais bela que passei ate agora. E o mais legal, `e que esse `e um caminho que pega apenas ciclovias, ou estradas pequenas com pouco trafego, `e um caminho feito para as bicicletas (com indicacoes e placas). Assim, cruzei com alguns viajantes de bike (porem creio que a maioria eram alemaes). Foi muito legal pedalar ao longo do Elba, pois alem do rio ser lindo, esta em um vale com lindas motanhas (e o parque nacional que eu fiz a caminhada). Tambem, agora que finalmente o verao chegou, sempre que queria era possivel dar uma parada para nadar e me refrescar!
                                                             Uma parada para nadar

A unica parte que foi mais problematica nesse  trajeto foram os ultimos 10 km antes de chegar em Praga, pois a ciclovia se transforou em uma trilha de mountainbike. Isso significa que era uma trilha bem estreita, com momentos em que as minhas malas das bikes quase nao passavam, com muitas pedras e raizes, terreno nada apropriado para uma bicicleta que esta carregando 31Kg de bagagem. Mas no final, consegui chegar em Praga, apenas tendo perdido o meu ciclocomputador, que caiu em algum momento da trilha.
                                                            A trilha de mountainbike

Agora vou fazer mais uma parada na Republica Tcheca (nao sei exatamente onde) e depois acho que vou dar uma passada em Viena. Meu companheiro de viagem nao conseguiu se recuperar do seu problema no joelho, entao nao vou encontra-lo, seguirei ate Bucaresti sozinho mantendo o meu ritimo tranquilo de pedal.

`E isso, abracos e ate a proxima!

2 comentários:

  1. Muito legal Tomy! Todos que ficamos por aqui nesse segundo semestre estamos acompanhando de perto suas notícias!


    irado! Curta bastante!

    ResponderExcluir
  2. E todos que voltaram também! Estamos sempre lembrando, e todos por aqui me perguntam onde você está, como, com quem e todas as informações mais atualizadas!

    Continue curtindo muito e boa sequencia de viagem!

    ResponderExcluir