sábado, 1 de outubro de 2011

Drum Bun!

Opa!
Último post em terras européias! No momento estou em Bucareste na casa de Florin, via couchsurfing.

A viagem em números:
Dias: 73- Km percorridos: 4484 - Velocidade Máxima: 65,71 km/h - Euros gastos: 422,47- Furos em câmaras: 21

Depois da minha parada em Cluj Napoca, fiz uma parada de uma noite em Sibiu e depois vim direto para Bucaresti. Sibiu é uma cidade histórica bem bonita aqui na Romênia, com uma grande praça central, porém fiquei apenas uma noite lá e resolvi ir de novo para a estrada pois Romênia é o país que mais me intrigou até o momento!

É muito interessante pedalar por esse país, pois as pessoas são muito simpáticas, sempre falam algo quando eu passo, na maioria das vezes drum bun (boa viagem) ou me olham com cara de espanto. O que me chamou bastante a atenção desse país é o fato de ele ser muito rural. Rural não no sentido de enormes fazendas com plantação de monocultura interminávies, mas rural no sentido tradicional, um pouco como se voltasse no tempo. Aqui vemos diversos carros de bois carregando muito feno (e diversas outras coisas), ou mesmo caravanas, que transportam famílias e todos os seus bens (cheguei mesmo a ver uma bicicleta pendurada numa delas) movidas a cavalo, e ver pastores (com cajado e tudo) com ovelhas é completamente normal.

Nesse meu tempo, tive duas noites que fui acolhido. A primeira acampei numa fazenda (era a última casa de uma cidade) onde a família me acolheu muito bem! Cheguei na casa pois gostaria de saber se existia outra cidade entre a que eu estava e a outra marcada no meu mapa, e por sorte um amigo da família estava la e ele falava espanhol - é curioso, aqui na Romênia teve dias que falei francês, inglês e espanhol para conversar com as pessoas - e por meio desse amigo pude acampar la, ganhar um belo jantar e um café da manhã muito bom, queijo de cabra, mingau, mistura de vegetais, geleia, tudo feito na fazenda! E além de tudo fui convidado para ir la no ano que vem!

Outra noite, estava tendo problemas com minha câmara então resolvi para num vilarejo mais próximo da cidade que tinha uma loja de bicicleta. Nesse vilarejo um senhor veio falar comigo e falou para eu acampar no terreno que tinha do lado da sua casa que estava em construção. Os trabalhadores da construção vieram falar comigo (um deles falava inglês) e me convidaram para dormir com eles na casa. Vou na casa onde eles estão para conversar com eles e deixo minhas coisas na barraca (a 20 metros de distancia). Era sexta feira a noite, então todos estava bebendo palinca (uma bebida destilada de ameixa bem forte) e eu fico com eles, tomo uma palinca e janto com eles. Nisso os meninos da casa entram na minha barraca e roubam minha câmera fotográfica e meu mp3 player. Foi bem chato o fato de ter perdido minha câmera e o mp3, mas o pior foi que perdi todas as fotos da viagem, por isso esse post esta sem fotos.

As estradas da Romênia são completamente imprevisívies. Pode ser que eu esteja numa das maiores estradas do país e ela seja completamente esburacada, ou pode ser que eu esteja numa estrada super pequena, ligando um vilarejo em outro, mas que seja um asfalto perfeito. Também o que pode acontecer são mudanças bruscas, ou seja, de asfalto perfeito a puro buraco e estrada de terra e vice - e - versa. Outra surpresa que tive é fazer alguns desvios pois meu mapa continha estradas que não existiam, ou que era impossível de ir de bicicleta.

Aqui na Romênia, passei por partes com muitos montes, partes planas, mas enfrentei a minha primeira cadeia de montanhas da viagem: os Cárpatos. Para passar essa montanha escolhi pegar a transfagarasan, uma estrada turística que é muito bonita e cruza as montanhas. Para subir a cadeia de montanhas foram 27km de subida, bem cansativos, mas uma vez chegando no topo - 2034m - tudo é recompensado por uma linda vista das montanhas e também os 28km de descida que me esperavam do outro lado!

         Transfagarasan (google imagens)

Um dia antes de chegar em Bucareste estava na estrada e vejo na minha direção um outro viajante de bike. Paramos os dois para conversar e era Jean-Philippe, um francês que já está na estrada a oito meses, viajando pela a Europa, e que pretende continuar viajando por pelo menos mais dois anos pelo mundo de bicicleta. Como cada um estava indo em uma direção resolvemos parar e dormir pela região, pois assim podíamos conversar mais. Foi muito bacana encontrar outro viajante de bike no meio da Romênia, pois aqui não estamos em rotas turísticas para bicicleta e nem em caminhos manjados para viajantes de bikes. Assim pudemos conversar bastante sobre bicicletas e os nossos caminhos, e dormimos sem barraca, apenas com nossos colchoes infláveis e nossos sacos de dormir. Gostei bastante de cruzar com Jean-Philippe, pois foi muito legal trocar experiências sobre viagens e países e também encontrar outra pessoa que está vivenciando uma viajem parecida com a minha! Aqui o blog de Jean-Philippe: www.bravelemming.com
É isso ai, dia 4 agora pego meu avião para Tbilisi a capital da Geórgia onde vou encontrar minha mãe! Estou bem animado em conhecer a Geórgia, acredito que vai ser outra mudança bem brusca!

Abraços

Um comentário: