terça-feira, 13 de setembro de 2011

Buda Pest

Opa!

Agora estou em Budapest, na casa de Balazs, que me aceitou via couchsurfing, um hungaro muito legal!

A viagem em números:
Dias: 55 - Km percorridos: 3317- Velocidade Máxima: 60,75 km/h - Euros gastos: 345,49 - Furos em câmaras: 15 (tive problemas com isso)

Minha passagem por Bratislava foi breve, porem a cidade nao me encantou. Ela é uma das menores capitais da Europa, possui um pequeno centro historico, o Danubio cruza ela e no topo das montanhas fica o castelo da cidade - que tem uma bela vista da cidade. Das capitais que passei é a que possui menos bicicletas nas ruas, e as pessoas nao estao acostumadas com as mesmas: eu mesmo fui atropelado por um carro, mas felizmente nao aconteceu nada comigo, nem com minha bicicleta.
                    Olga e Tomas que me convidaram para almocar com eles

De qualquer maneira foi muito interessante entrar na Eslovaquia, pois agora sim sinto que nao estou mais na Europa ocidental. Desde aspectos de infraestrutura, como o transporte pulico (trolebus em que motoristass dirigem "imprudentemente") ou os prédios que nao sao restaurados como nos outros paises que estive, até como questoes culturais, por exemplo pedestres atravessam a rua quando o farol esta vermelho (e nao existem carros vindo). Nas estradas também percebi que os motoristas nao respeitam os que estao de bicicleta como na Europa ocidental, pois na Europa ocidental grande parte dos carros me ultrapassavam como se tivessem ultrapassando um outro carros, abriam uma distancia de pelo menos dois metros para me passar. Aqui no leste europeu, carros me ultrapassam como em Sao Paulo, nao tomando .a distancia suficiente (mas eu tive um bom treino nas ruas paulistanas).

Faz um tempo que estou acompanhando o Danúbio na estrada e isso tem sido muito bom! Desde questões praticas, como ter agua em abundância para lavar a loca, como questões mais subjetivas, pois é lindo pedalar ao longo do rio - e na Hungria existem pedaços da estrada que são apenas para bikes - e costumo sempre procurar um lugar agradável e bonito para fazer minha paradas, então com o rio do meu lado, tudo fica mais fácil.
                             Lanche no Danubio

Budapest por outro lado é uma cidade muito legal! Estou aqui desde sabado, eu tenho me sentido muito bem na cidade. Tenho caminhado bastante por suas ruas, parando em pracas e vendo a vida budapestiana, que me encantou. Estive com Balasz e duas americas que tambem estavam aqui na casa de Balazs - Caroline e Ally, e todos nos demos muito bem, estao foi bacana ter uma compania na cidade. A cidade tem uma caracteristica parecida com Paris, que os predios historicos e lindos estao relativamente espalhados pela cidade, entao sempre que estou caminhando me deparo com belos predios! A cidade tambem é cortada pelo Danubio, mas diferentemente das outras cidades que passei, aqui o rio é muito largo, dando outra feicao para cidade. Também possui uma montanha com um belo castelo.
                 Acampando no beira do Danubio

Outra coisa que estou gostando bastante da minha viagem nesse momento é a quantidade de pessoas que estou conhecendo e convivendo. É gosado para mim pensar quantas pessoas cruzaram o meu caminho (e eu cruzei o delas). Desde breves encontros, como uma eslovaca que me convidou para almocar em sua casa um dia, até mais longos com o couchsurfing. É muito bacana essa sensacao de conhecer essas diversas pessoas, e criar esses vinculos e influencias mutuas que aparecem dos dois lados!
                     Almoco no Danubio - Viva o Danubio!

Depois de Budapest vou trabalhar em uma fazenda pelo esquema WWOOF, que explicarei como é uma vez que tiver feito.

é isso e abracos!

Um comentário:

  1. Top!

    Todo mundo que conhece diz que o Danúbio é fantástico, principalmente considerando o processo de despoluição que ele passou e ainda vem passando...

    Fiquei curioso com essa idéia do WWOOF, espero que seja tão boa quanto aquela em que você ficou no começo do ano!

    Abraços!!

    ResponderExcluir