quinta-feira, 1 de março de 2012

Paris


Opa!
 
Pois é, agora estou em Paris no apartamento que morei durante minha estadia nessa cidade (porem agora como convidado da Gala). Cheguei em Paris!

A viagem em números: Dias: 225 - Km percorridos: 12209 - Velocidade Máxima: 77,85 km/h - Euros gastos: 1323,17 - Furos em câmaras: 68

Depois do último post entrei na França e tive belos dias de pedal no país em que tudo começou! Ainda na Itália passei dois dias pedalando ao longo do mar (e mais um no lado Frances), assim tive pude me despedir do mar com um ultimo lindo dia de sol!
                                Um Ultimo almoço na Italia

Depois que entrei na França, tinha planejado couchsurfing para todas as noites, pois o inverno estava forte. Porém não tinha planejado direito minha rota e se seguisse o caminho dos couchsurfers teria que passar por diversas montanhas todos os dias, assim resolvi mudar o caminho (para passar por montanhas menores) e “abandonar” os lugares quentes que tinha para dormir. Mas no final isso gerou belos encontros!

A primeira noite, quando jê estava pensando em parar, vejo uma placa indicando um monastério ortodoxo. Assim resolvo tentar a sorte e ver se posso passar a noite no monastério. Fui super bem recebido no monastério, bati bons papos com os monges que foram muito simpáticos. Além disso dividi o quarto com um romeno, que deixou sua mulher e seus oito filhos na Romênia para tentar arranjar um trabalho na França, porém infelizmente não teve muita sorte, estava passando de monastério em monastério para ser acolhido.

Minha segunda noite, para num vilarejo e resolvo bater na porta de uma casa: era a casa de Mourad, Helena e sua filha. Uma casa de mulçumanos, Mourad marroquino, Helena Espanhola e a filha francesa. Passei uma noite com diversas nacionalidades (pois amigos algerianos de Mourad vieram na casa também) e conversamos sobre a França, o Marrocos e como era a vida deles. Pessoas muito bacanas.
                                          Ciclovia e pneu estorado

Na terceira noite mais uma vez sou acolhido, porem dessa vez por um casal de franceses super simpáticos, onde compartilhei um bom jantar e uma boa conversa também.

Depois disso chego na Arche de Saint-Antoine, uma comunidade na qual passei todo o mês de janeiro de 2011. Fiquei seis dias nesse lugar, onde sempre me senti muito bem e tranqüilo, foi muito gostoso essa parada na comunidade pois pude rever antigos amigos (inclusive um Frances que fez França - Índia de bike!) e fazer novos amigos, pessoas muito interessantes engajadas em diversas atividades e movimentos. 

A comunidade funciona da seguinte maneira: existem famílias que moram lá, pessoas que vão fazer um estagio comunitário (como eu), e jovens que fazem parte de um programa de formação. Também existe grupos que utilizam o espaço da comunidade (o prédio é um antigo monastério) para fazer suas atividades e assim a comunidade pode se manter.

Quando estamos fazendo um estagio comunitário trabalhamos no prédio (seja fazendo limpeza, trabalhos manuais, na cozinha, etc) e em troca participamos da vida comunitária, ou seja, comemos e dormimos na comunidade, trocando experiências e bons momentos com todos que fazem parte dela. A filosofia da comunidade é baseada em três pontos principais: a vida comunitária, a espiritualidade e não-violência.

Foi um momento de grande reflexão para mim, mas mais importante que isso foi um momento de grande tranqüilidade e felicidade pois começava a perceber tudo o que eu vivi (e estou vivendo), num lugar que proporciona e incentiva tais essa reflexão e abertura.
                             Última padara antes de Paris: Forêt de Notre Dame

Volto para a estrada! Pedalar na França foi um delícia, pois acredito que seja o pais com a maior rede de estradas que passei. Isso significa que peguei todos os tipos de estradas; seja as maiores estradas que uma bicicleta é permitida (muitas com ciclo-faixa), estradas pequenas, ciclovias e fiz até um trecho numa estrada de terra para tratores no meio dos campos. Assim passei por locais com natureza muita bonitas (principalmente nas pequenas estradas) e também por diversos vilarejos medievais muito bonitos! Os franceses sendo sempre muito simpáticos comigo.
                              Uma das pequenas estradas do interior da França

Minhas ultimas noites na estrada foram variadas: passei uma noite na comunidade de Taizé (comunidade católica para jovens, que não tive a oportunidade de realmente ver como se passa, pois fiquei pouco tempo lá), depois fui acolhido por um outro casal de franceses, uma noite acampando e a última na casa de Jordi e Nora e suas filhas (Couchsurfing) um casal muito bacana, um romeno e uma francesa, que são apaixonados por línguas. Assim Jordi só falava em catalão com suas filhas e entre nós falamos todas as línguas que tínhamos em comum!
                   As pequenas da familia tambem queriam andar de bike!

E por último volto para Paris. Fico aqui até dia 4, quando pego meu avião de volta para o Brasil. Pouco tempo para pode rever a cidade em que vivi e rever todos que gostaria de rever, mas a viagem está acabando e logo volto para o Brasil!Tenho apenas o último pedal até o aeroporto.

Então é isso ai, até a próxima – no Brasil – e grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário