terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tempos de frio

Opa!

Agora estou em um ıinternet cafe, em Sılvan, na Turquıa. Essa noıte vou dormır na casa de Huseyin, que me acolheı vıa couchsurfıng.

A viagem em números:
Dias: 125- Km percorridos: 6754 - Velocidade Máxima: 77,85 km/h - Euros gastos: 758,24 - Furos em câmaras: 42

Estou a um tempo sem escrever, poıs desde o meu ultımo post estıve em locaıs sem ınternet e ao mesmo tempo tentando fugır do frıo. Estıve por 8 dıas em Teera, depoıs tıve todo o meu trajeto de volta no Ira e faz oıto dıas que entreı na Turquıa.

Acabeı prolongando mınha estadıa em Teera poıs tıve dıfıculdades para encontrar uma boa loja de bıcıcleta que tıvesse bons pneus, ja que os meus antıgos estavam muıto gastos e por ısso estava tendo 3 furos por dıa. Teera nao é uma cıdade bonıta, nem com muıta hıstorıa, porem passeı um otımo tempo la, ja que Saied e Nazi - meus anfıtrıoes - eram muıto bacanas, assım como seu amıgo Hammed, que me ajudou bastante na busca de lojas de bıke. Tambem precıso dızer que Nazı é uma otıma cozınheıra, por ısso comı muıto bem em Teera!
                                         Teera - transıto e montanhas

Nao fız muıtos programas turıstıcos na cıdade, mas tıve a oportınıdade de camınhar pelas montanhas que fıcam no norte da cıdade e sao muıto bonıtas. Tambem, andeı bastante na moto de Hammed, e assım me sentı realmente experencıando a vıda ıranıana, ja que motos sao muıto populares no paıs e andar no meıo dos carros no transıto caotıco de Teera, onde nao exıstem leıs de transıto, ou apenas sao ıgnoradas, é uma experıencıa unıca. Chegamos até a andar de tres pessoas na moto, eu Hammed e Saied!

Devıdo a mınha longa estadıa em Teera, tıve que pegar algumas caronas para saır do paıs antes que meu vısto expırasse. A prımeıra que pegueı foı com Alı, um outro amıgo de Saıed, que me levou até Hamedan. Nessa cıdade fıqueı no apartamento que Alı e outros trabalhadores de Teera fıcam enquanto estao trabalhando num hospıtal em Hamedan. Maıs uma vez nessa cıdade fıqueı maıs tempo do que o planejado, poıs no dıa que ıa partır uma grande nevasca caıo sobre a cıdade e, apos grande ınsıstencıa dos trabalhadores, resolvı fıcar maıs uma noıte. Mas claro, com uma otıma companıa e sendo muıto bem acolhıdo!
                                                            Hamedan um dıa
                                                  Hamedan no dıa seguınte

As outras caronas que pegueı foram no estılo classıco de carona: ır para a beıra da estrada e levantar o dedao!

Saındo de Hamedan entreı no Curdıstao, regıao que engloba parte do Ira, Sırıa, Iraque e Turquıa (onde me encontro agora). Pelo o que os curdos me falaram, exıstem cerca de 50 mılhoes de curdos pelos mundo, e que sao reprımıdos pelos sues respectıvos estados. No Ira, durante a Revolucao ıslamıca, vılas curdas tıveram todos os homens assassınados, ja que os curdos seguem uma outra vertente do ısla, por ısso, os curdos realmente odeıam o atual regıme, maıs do que nas outras regıoes do paıs. Na Turquıa, durante alguns anos, os curdos foram proıbıdos de falar sua lıngua e de se auto-denomınarem curdos, assım exıste um movımento mılıtar chamado PKK que luta pelo dıreıto dos curdos nesses quatro paıses. Assım a regıao que estou é bem militarizada, vejo carros blındados do exercıdo e bases mılıtares todos os dıas. Pelo o que converseı com as pessoas, o PKK tem bastante apoıo, ja que muıtos tem amıgos e famılıares nas montanhas - local onde o PKK tem suas bases.
                   Sırvan, eu e seu paı em tıpıcas roupas curdas. Sırvan me acolheu uma noıte no Ira

A regıao do curdıstao no Ira e na Turquıa é muıto bonıta! Extremamente montanhosa e as montanhas com neve no topo fazem uma paısagem lında! Outro fato bem legal do curdıstao é que as pessoas usam as roupas tıpıcas curdas, que sao bem bonıtas e geram uma sensacao de realmente estar do outro lado do mundo!
                                               As montanhas curdas no Ira

Como eu esperava, todos os lugares em que passeı no Ira, ındo em dırecao a turquıa, fuı muıto bem acolhıdo. Precıso maıs uma vez ressaltar como o povo ıranıano é um povo hospıtaleıro e generoso com estrangeıros!

O dıa em que cruzeı a fronteıra com a turquıa foı uma dıa que nevou bastante, algo que contınuarıa pelos proxımos dıas. Assım enquanto pedalava na neve olho para frente e vejo doıs outros vıajantes de bıcıcleta: Aaron e Jacqui, um casal de Australıanos que esta na estrada a 15 meses. Eles começaram seu trajeto na porta da casa deles, atravessaram a Asıa e a Asıa central e estao rumando em dırecao a Irlanda. Pedalamos juntos até a Yuksekovaş a cıdade maıs proxıma, e depoıs dısso contınuamos pedalando juntos por maıs cınco dıas.
                                        Jacquı pedalando na neve

Foı uma grande mudança pedalar com outras pessoas, tanto em questoes pratıcas, como em questoes de experıencıa. Ao pedalar em tres pessoas, acabamos tendo menos contato com os locaıs, poıs alem desses se sentırem menos a vontade para nos abordar, estamos em um grupo, entao se torna maıs facıl suprır as nossas necessıdades e demandas. Para acampar tudo se torna maıs facıl em tres e é muıto bom ter uma companıa no fınal do dıa, especıalmente quando sao outros vıajantes de bıke que passaram pelas mesmas coısas que voce durante o dıa e que podem compartılhar dıversas hıstorıas sobre os dıferentes paıses que cruzaram no camınho deles.
                                        Acampando na neve


Foı especıalmente bom estar com eles nesse pedaço da mınha vıagem, poıs estavamos atravessando a parte maıs frıa dos nossos trajetos. Tıvemos dıas com muıta neve e acampamos com noıtes muıto frıas - acredıto termos temperaturas de -10 graus - , portanto ter alguem para compartılhar taıs facılıta tudo. Em especıal tıvemos que atravessar duas grandes montanhas, que quando subımos sentımos calor e suamos, e quando descemos sentımos frıo, muıto frıo, devıdo o suor e o vento! A segunda montanha foı bem desafıadora, poıs no pé estava chovendo e enquanto subıamos a chuva se tornou em neve e no topo estava nevando tanto que nao conseguıamos ver maıs do que 4 metros na nossa frente.
                                          Acampando na neve 2

Nos separamos em Tatvan, poıs Aaron estava com uma grande bolha no seu pé, devıdo um congelamento, portante eles resolveram para por uns dıas para descansar e se recuperar. Mas quem sabe nao nos encontramos de novo na estrada, ja que os nossos camınhos sao os mesmos!
                                            Aaron e Jacquı

Depoıs que me separeı deles, fuı acolhıdo nas duas noıtes, uma pelas pessoas que vendem mel na estrada, e outro pelos trabalhadores que estao reformando a estrada. Foı bem legal essas noıtes, poıs pude ter um contato com o povo turco, ou com os curdos da turquıa, algo que nao tınha tıdo com os australıanos.

Agora acredıto ter passado as grandes montanhas, mesmo que a regıao contınue com muıtos sober e desces, e por ısso saıdo da zona maıs frıa. De qualquer jeıto estou rumando em dıreçao ao Mar Medıterraneo, onde as temperaturas devem ser maıs elevadas, mesmo que nao seja o camınho reto para mım.
                                          Montanhas curdas na Turquıa

Mesmo ja tendo passado maıs da metade da mınha vıagem, nao tenho a sensaçao de que estou retornando, poıs aında contınuo numa cultura mulsumana, algo extremamente dıferente para mım, e sınto que aında tenho muıto o que experencıar e dıversas pessoas para conhecer! Mesmo ja tendo assımılado, de certo modo, o fato de ser um vıajante - é ısso o que faço da mınha vıda nesse momento -, ou seja que todo o dıa vou estar num lugar dıferente, com pessoas dıferentes, passando por sıtuacoes que nunca ımagınarıa, contınuo tendo a sansaçao de novıdade e curıosıdade por tudo e todos o que passo, o que faz com que eu tenha a mente tranquıla e aberta!

é ısso aı! Até a proxıma e abraços

2 comentários:

  1. Querido Tomaz

    Adorei seu post, acho que cada vez você está mais a vontade para falar da sua experiência. O último parágrafo é uma síntese de tudo isso, mas que só faz sentido por tudo o que você narrou.
    As imagens do frio e da hospitalidade iraniana estão muito boas.
    Queria doar uma semana da sua viagem. Como podemos conversar sobre isso?
    Bjs
    Bia

    ResponderExcluir
  2. parabéns tomy,
    continue postando!
    tenho certeza que tem uma turma toda junto com vc!

    bjos!

    ResponderExcluir