quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cheguei! no mais longe, porém apenas na metade

Opa!

Agora estou num internet café em Teera! Isso significa que estou no local mais longe (geograficamente e culturalmente) da minha viagem. De certa maneira posso dizer que cheguei, mas ao mesmo tempo estou apenas na metade do meu percurso, ainda tenho o caminho de volta para a Franca na minha frente!

A viagem em números:
Dias: 105 - Km: 6004 - Euros gastos: 600,87 - Velocidade máxima: 77,85Km/h (!)
Furos em câmaras: 42

Em Teera estou na casa de Saied e Nazi, um casal jovem de iranianos que me acolheram via warmshoers. Tanto eles, quanto seu amigo Hamed tem sido otimos anfitriões, me ajudado bastante, no estilo iraniano de receber convidados! Cheguei em Teera anteontem a noite, num transito bem caótico pela auto-estrada. Ontem fui visitar o Bazar da cidade, que possui um transito de pessoas, motos (extremamente carregadas) e carrinhos de mão para carregar as mais diversas coisas, tão caótico quanto o trânsito nas ruas. Depois visitei a casa e o jardim dos antigos reis (Xás), muito bonitos, tranquilos e com muita riqueza nas construcoes.
Depois do meu ultimo post estive mais alguns dias na Armenia e depois cruzei a fronteira para o Ira. Meus últimos dias na Armenia foram bem duros, pois eram dias de subidas e descidas muito longas e muito ingrimes, com muitos furos nas câmaras, e as cidades eram muito longes umas das outras, cidades que são bem pobres, formadas por enormes conjuntos habitacionais. Assim tudo isso, combinado com uma gripe, foi um bom esforço, mas que foi recompensado pelo povo iraniano.


                                            Parada para reparar camaras e tomar um banho

A fronteira da Armenia com o Ira 'e uma fronteira extremamente militarizada, na parte armena, (como todo o pais, mas na fronteira era muito maior). Por isso me pediram seis vezes o passaporte para que eu pudesse sair do pais! Uma vez do lado iraniano todos me diziam "wellcome to my country" com sorriso na cara.


 Montanhas armenas

Estou realmente impressionado com o povo iraniano! Eles são extremamente hospitaleiros e tem me ajudado muito! Na minha primeira noite nesse pais, em Tabriz, dormi num local feito para viajantes dormirem, com banho quente, e um quarto só para mim! Depois disso as coisas s'o melhoraram e conheci muitas pessoas boas.


No Ira!

Não vou falar de todos que conheci nesse meu trajeto, pois seria extremamente longa a lista. Mas para terem uma ideia do que estou vivenciando no Ira tive o prazer de compartilhar um almoço e fumar um galian (narguille) com dois pastores extremamente simples no meio da estrada, e ao mesmo tempo de almoçar no refeitório da fabrica da Nestle no Ira com um irlandês o gerente da fabrica.


 Os dois pastores

Estive em casas extremamente tradicionais, onde não vi as mulheres da casa, pois ficaram em um comodo separado durante todo o tempo em que eu estive la, mas também estive em casas que as mulheres sentavam do meu lado, sem véu super tranquilas. Famílias que eram pro o governo, dizendo que Ahmadinejad e Khomeini eram grandes líderes e famílias que detestavam a situação atual do pais. Ou seja, estou conhecendo diversas realidades desse pais, o que 'e muito interessante!
Porem existem algumas pessoas que conheci que tenho que mencionar, pois sou muito feliz de ter feito esses amigos. No meu segundo dia de pedal tinha parado em um parque numa cidade para almoçar estilo pic-nic (costume muito popular aqui no Ira), quando Aiyoub e seus amigos vem conversar comigo. Aiyoub fala inglês muito bem, e por isso conversamos bastante, primeiro sobre minha viagem e depois pude perguntar tranquilamente tudo o que gostaria de saber sobre o pais e sua cultura. Ele resolve comprar um almoço típico para mim e depois disso, me convida para dormir na sua casa como seu convidado. Aceito tal convite, e na sua casa conheço todos os homens da família e ficamos sentados (na chão, em tapetes persas - no típico estilo iraniano), conversando, tomando chá (iranianos bebem muito chá) e comendo frutas.l Foi uma noite muito bacana, pois todos se mostraram muito interessados na minha viagem, em mim e no Brasil, por isso foi uma otima troca de culturas.
Outra pessoas que foi muito importante na minha viagem foi Saeed. Saeed 'e um iraniano cristão, que lutou na guerra do Ira - Iraque como atirador de elite, já morou no Japão (fazendo parte da máfia local), no Canada e na Nova Zelândia. Hoje ele vai durante a madrugada escavar as montanhas atrás da alguma coisa valiosa. Estava passando por um pequeno vilarejo, quando suo parado por um carro com Saeed que me diz que eu preciso descansar um pouco e fala para eu ir para sua casa para tomar um chá. Essa pequena parada de descanso se tornou numa estadia de duas noites em sua casa! Tivemos conversas muito interessantes, sobre religião, outros países e família, que foram acompanhadas pelo vinho caseiro que Saeed fazia.
Os meus últimos dias antes de chegar em Teera foram os dias mais frios da minhas viagem, pois peguei muita chuva, combinada com uma temperatura de 4 graus. Porem pedalava tranquilamente, pois sabia que em qualquer cidade ou vilarejo que parasse seria convidado para dormir na casa de alguém, ou as pessoas arranjariam um local quente e protegido para dormir. Dormi em alojamentos para atletas, escritórios, casas de pessoas e uma noite chegaram mesmo a pagar um hotel para mim!
Por mesmo a estrada sendo plana e reta, nos primeiros dias rodeadas por montanhas bem bonitas e depois em um local mais plano, pedalar no Ira tem sido muito bacana, pois estou realmente conhecendo o povo desse pais, os seus costumes e dentro desses costumes estou realmente conhecendo como 'e ser um convidado numa casa  iraniana - genial!
 eu no jardim dos Xas

Agora devo voltar no Ira, para ir em direcao a Turquia. Ou seja, agora não estou mais rumando em direcao a Teera, mas sim de volta para Paris! Provavelmente agora vou enfrentar o maior frio da minha viagem, pois estou indo para regiões mais montanhosas com neve. Porem, pelo menos enquanto estiver no Ira, sei que a noite terei um local quente para dormir, o que 'e bem tranquilizante!

'E isso ai, até o próximo post (não sei onde) e abraços!

5 comentários:

  1. Incrível, Tomy tomy! Peguei um monte de exemplares da matéria que saiu sobre sua viagem no jornal da PUC... matéria de página inteira, hein!
    Saudades! Se cuida

    ResponderExcluir
  2. Obrıgado a todos! Agora td o trajeto da volta!

    ResponderExcluir
  3. Anna guarde um jornal para mım, por favor

    ResponderExcluir