sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

No caminho de volta

Opa!

Agora estou na casa do Vassilis em Thessaloniki a segunda maior cidade da Grécia. Vassilis 'e um grego muito interessante; 'e viciado em livros, já leu muito na sua vida, sobre os mais variados temas, 'e um rapper e dj nas horas vagas e anarquista convicto, participando ativamente nas manifestacoes que estão ocorrendo na Grécia nesses últimos tempos de crise. Quatro italianos estão aqui na casa de Vassilis surfando seu sofá, então estivemos em um grupo grande e tivemos otimos papos, pois os italianos também são pessoas muito legais!

A viagem em números:
Dias: 171- Km percorridos: 8670 - Velocidade Máxima: 77,85 km/h - Euros gastos: 1009,15 - Furos em câmaras: 53

Depois de Antalya continuei na bela estrada que margeia o oceano, mas agora ela variava entre o oceano e as montanhas, ou seja de tempos em tempos pedalava por lindas montanhas com florestas por todos os lados e em outros momentos estava na beira do mar mediterraneo.
                                                A continuacao da estrada

Como estava atrasado e ainda tinha mais de 800 km para fazer na Turquia resolvi pegar um onibus para fazer 500 km dentro da Turquia. Se fosse fazer 500 km de onibus aqui nos Balcãs perderia ao menos dois países - já que essa região 'e formada por diversos pequenos países. Porem ainda na Turquia tive mais dois couchsurfers e ambos eram casas de estudantes. Por mais que as duas casas fossem completamente diferentes, foi muito legal estar num ambiente universitario de novo, especialmente quando estive em Canakkale na casa do Timucin, pois ele 'e um turco muito bacana, envolvido com a permacultura e assim tivemos conversas muito boas!

Depois de Canakkale estive pedalando sem parar ate aqui em Thessaloniki. No momento em que entrei na Grécia a mudança foi muito brusca! Me senti novamente na Europa e no ocidente, pois por mais que estivesse na parte ocidental da Turquia - que realmente 'e mais "europeizada" que a parte oriental - uma vez na Grécia realmente me senti fora da Ásia. Isso conta desde as pessoas, as estradas, as cidades e o que foi mais explicito foi ver decoração de natal por toda parte!
                                              Uma volta de bike com Timucin

Meus dois primeiros dias na Grécia foram dias em que tive que pedalar na auto estrada e o tempo estava ruim. O primeiro dia muita neblina e um pouco de chuva, não conseguia realmente ver o pais e o segundo dia (dia 31) foi um dia de muita chuva! Assim tentei achar um local seco e quente para dormir, mas isso foi em vão. Diferentemente da Turquia, onde facilmente podia achar um local para dormir, aqui na Grécia as coisas são como nos outros países da Europa que estive.
                                   A entrada na Grecia nublada

Alias minha ultima noite na Turquia foi engraçada! Acabei dormindo num restaurante que a noite se transforma num "casino" como eles falaram, mas na verdade era um local onde os "capitalistas" (nas palavras do cozinheiro, o único que falava inglês no local) iam a noite e diversas mulheres dançavam "turkish belly dancing". Como sempre fui muito bem tratado ganhei muita comida e cerveja e me diverti com os turcos do restaurante!
                                         Um almoco na beira desse belo lago grego

Voltando para a Grécia; os gregos foram simpáticos comigo, me ofereceram café - infelizmente meus tempos de cay (chá) chegaram ao fim depois de dois meses entre o Irã a Turquia - algumas vezes, ganhei comida algumas vezes e bati bons papos com alguns locais. A partir do terceiro dia continuei a margear o oceano, num estrada bem bonita também. Porem agora terei alguns dias longe da costa pois preciso atravessar um pedaço da Macedônia (ou Skopia para os gregos, pois esses não reconhecem a Macedônia como um estado) para ir para a Albânia e ai voltar para o mar. Isso significa que terei alguns dias de frio e neve pela frente, porem já tenho a experiência do leste da Turquia, então enfrentarei tudo com a mente limpa pois sei que 'e possível de atravessar tais condicoes.
                                          Kavala - uma cidade Grega

Agora que sai da Turquia posso ver com mais clareza como tive bons tempos nesse pais e com os turcos. A Turquia 'e um pais muito variado, cada cidade que estive tem suas peculiaridades e também cada cidade tem sua cozinha. Tenho que ressaltar como a culinária turca 'e rica e diferente em cada região, ou seja comi muito bem (e barato) nesse pais - desde suas sopas (lentilha, tomate, tripas, queijos), seus pides (um tipo de pizza aberta), os famosos Kebabes até seus deliciosos doces (extremamente doces).

Porem alem de sentir que estive muito bem na Turquia ao sair desse pais e entrar na Europa de novo a sensação que me vem 'e que realente estou voltando. Agora em menos de dois meses estarei no Brasil, ou seja o tempo e o espaço físico da minha viagem estão chegando ao fim. Outra coisa que ressalta essa sensação 'e de estar novamente em uma cultura ocidental, com pessoas que são muito mais parecidas comigo do que antes. Porem ainda tenho alguns países para cruzar então o espírito de curiosidade e de experiência continuam vivos em mim!

'E isso ai, até a próxima - em algum lugar no meio dos Balcãs - e abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário