domingo, 18 de dezembro de 2011

Belezas - não só - naturais

Opa!

Agora estou na casa do Ferhat em Antalya que me acolheu via couchsurfing. Antalya 'e uma cidade na costa, turística e bem bonita.

A viagem em números:
Dias: 152- Km percorridos: 7811 - Velocidade Máxima: 77,85 km/h - Euros gastos: 870,10 - Furos em câmaras: 43

Nesses últimos tempos passei por locais e regiões muito lindas, uma das mais lindas da viagem!

Conforme  planejado fui e voltei de carona para a Capadócia. A ida não foi nada fácil pois alem dos dois primeiros homens que me deram carona perguntarem e insistirem em fazer sexo comigo - situacao bem desagradável - quando o sol estava se pondo eu estava apenas na metade do caminho. Ja estava procurando um local para acampar, quando decido tentar uma ultima vez pedir carona e felizmente o cara para e me leva ate Nevşehir, a cidade onde eu pensava que tinha um couchsurfing. Porem, quando chego la e ligo para meu host, descubro que ele não mora em Nevşehir, mas sim numa pequena cidade a 60km. Então pego um onibus e finalmente chego na casa dele!

A cidade do meu couchsurfing era relativamente longe das "atracoes" da Capadócia, cerca de 60 km. Porem, no dia seguinte a minha chegada estou em Avanos - cidade mais próxima das atracoes - conheço uns locais, que são muito simpáticos, e me dão a chave de um apartamento na cidade onde eu posso ficar de graça, sozinho e muito bem localizado. Capadócia, como todos dizem 'e realmente um local único e muito impressionante! Suas formacoes rochosas são extremamente peculiares - por serem rochas vulcânicas - e isso misturado com o uso que os homens faziam dessas rochas e cavernas, casas e igrejas, torna esse local muito especial. Mesmo sendo extremamente turístico, estive la no inverno, então não estava muito lotado e quando saia para fazer trilhas no meio de suas rochas - programa que eu mais curti, pois a mistura de pedras com os vales e a neve fazem uma vista maravilhosa - estava sozinho no meio dessa beleza toda! A volta de carona, para compensar a ida, foi bem tranquila. Não tive que esperar muito nenhuma das vezes e todos que me deram carona me deram comida também!
                                            Capadócia

Uma vez de volta a costa o tempo voltou a ficar bom, me permitindo de pedalar apenas de shorts e camiseta. A estrada que segue a costa do mar mediterraneo na Turquia 'e uma estrada bem difícil, pois existem infinitas ladeiras e curvas muito acentuadas. porem 'e sem duvidas uma das estradas mais lindas que já estive, pois o lindo mar azul - que saudades que estava do mar e do horizonte - e as montanhas que fazem a costa são maravilhosas! Tive mesmo a oportunidade de nadar no mar!
                                          Viva o mar!

Alem de sua beleza natural essa 'e uma região que possui muita historia. Aqui existem diversas ruínas gregas e romanas, que muitas vezes chegam foram construídas no século II Antes de Cristo. Desse modo visitei alguns locais que possuem impressionantes ruínas, como Kanlidivane e Termessos. Kanlidivane 'e um local formado por diversas ruínas de igrejas, templos e mausoléus, ou seja, 'e um local que teve uma importância religiosa e espiritual, mas o que torna o local mais especial 'e que todos esses edifícios foram construídos em torno de uma cratera enorme. Tive a sorte de ter sido convidado pelos donos do bar de çay do local para dormir na pequena cabana do bar, assim pude passar a noite nesse local maravilhoso fazendo uma fogueira apenas na companhia de porcos selvagens!
                                               Kanlidivane

Termessos eu visitei na com três francesas que estão ficando aqui na casa do Ferhat, também fazendo couchsurfing. Esse 'e outro local com diversas ruínas, porem numa área mais ampla e no meio das montanhas. O mais impressionante desse local 'e o teatro, pois ele esta bem conservado e 'e uma construção majestosa! Foi muito bacana esse visita com as meninas pois pude me divertir bastante com elas e mais uma a beleza natural das montanhas com as ruínas tornam esse local muito especial!
                                                   O teatro

Uma noite antes de chegar em Antalya tive um encontro inesperado. Estava na procura de um local para acampar, quando vejo um lindo rio com uma lindo ponte romana, logo resolvo acampar na beira do rio. Monto minha barraca e estou pegando uma romãs do chão quando encontro um georgiano que me convida para comer e dormir na sua casa - a 150 metro do local. Quando chego na casa vejo que existem 22 georgianos morando la, que trabalham colhendo laranjas e limoes. Foi bem interessante esse encontro pois eles vivem do mesmo modo que os georgianos na Geórgia, então pude relembrar e comparar mais explicitamente a cultura da Georgia com a da Turquia. Todos ficaram muito animados quando lhes disse que estive na Geórgia e quando mostrei o mapa do seu pais ficaram muito emocionados!
                                          O rio e a ponte

Pretendo continuar seguindo a costa do mediterraneo nessa linda estrada. Isso significa que minha rota na Turquia será um tanto quanto mais longa do que o planejado, então talvez eu tenha que pegar algumas caronas para chegar a tempo em Paris para o meu avião.

'E isso ai, abraços e até a próxima!

3 comentários:

  1. Nossa Tomy! Caramba cara! Muito bom esse post!
    Já foram percorridos quase 8 mil km! Parabens mais uma vez! Vamos ver se conseguimos nos encontrar por ai!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É até mesmo difícil imaginar o quanto a sua viagem deve estar sendo impressionante! Boa sorte no fim da jornada, Tomy!

    Estamos te esperando com saudade.

    Um abraço,

    Artur

    ResponderExcluir