sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Na Armenia

Opa!

Agora estou em Yerevan a capital da Armenia, em um internet café. Em Yerevan estou ficando na casa de Horatio, um armeno, que também 'e sírio, que respondeu diversas duvidas que eu tinha da região e também me explicou diversas coisas que eu não sabia.

A viagem em números:
Dias: 87- Km percorridos: 4960 - Velocidade Máxima: 65,61 km/h - Euros gastos: 570,48- Furos em câmaras: 21

Estive pedalando por três dias e duas noites na Geórgia e por três dias e duas noites na Armenia também. O primeiro dia de pedal na Geórgia foi bem duro, pedalei 80km dos quais ao menos 70km foram de subidas. Os outros dias continuaram com bastantes subidas e algumas descidas. No primeiro dia da Geórgia fiquei em uma das estradas principais do pais, que foi bem agradável de pedalar, com os carros me respeitando bastante. Nos outros dias resolvi pegar estradas que estavam marcadas no meu mapa como "main roads", mas não a principal. Com certeza foram as piores estradas que já peguei no meu caminho. Algumas eram de asfalto com muito buracos, outras eram de buracos com um pouco de asfalto, e as piores eram de terra, com muita pedra solta, ou seja subidas muito complicadas.
                                           Estrada na Georgia

No meu caminho na Geórgia passei por regiões muito bonitas! As diversas montanhas do país que estão repletas de árvores, que com o outono formam uma mistura de verde, vermelho e amarelo maravilhosa! Assim, mesmo tendo duras subidas no caminho era recompensado por maravilhosas vistas.
                                                Georgia

Na Armenia resolvi pegar as estradas principais para chegar em Yerevan (não tinha muita opção). Os carros continuaram a me respeitar, e também as montanhas continuaram no meu caminho! No penúltimo dia antes de chegar em Yeravan subi dois montes, um de 2037m e o outro de 2378m (de acordo com meu mapa), porem diferentemente da Geórgia, as montanhas se tornaram peladas, passando a impressão de um clima mais árido.

No momento em que cruzei a fronteira entre os dois países já comecei a sentir a diferença entre os dois. Primeiro as mais óbvias, como a mudança de alfabeto e de língua, e depois segundo a minha experiência, a Armenia me pareceu um pais formado por cidades maiores onde vemos muito mais propagandas nas estradas e cidades. Ja a Geórgia 'e um pais formado por pequenos vilarejos em um estilo mais rural, desde a forma como as pessoas se vestem ate as suas casas e modo de vida.

Porem, uma coisa que ambos os países compartilham 'e a hospitalidade de seus povos! Desde que sai de Tbilisi não acampei nenhuma noite. A minha primeira noite na Geórgia, estava procurando um lugar para acampar (já que a próxima vila estava a 15km), quando vejo uma fazenda. Estava em um lugar alto, então sabia que seria uma noite fria, por isso parei na fazenda e perguntei se poderia dormir la. O senhor dono da fazenda abriu um grande sorriso (especialmente quando disse que era brasileiro) e deu a entender que claro! Era uma casa bem simples, sem eletricidade e sem agua encanada, mas fui muito bem acolhido, pelos seis homens que dormiam la. Me deram jantar e leite direto da vaca e também bastante vodka. Misturando o meu cansaço do pedal com o álcool fui dormir rapidamente, mas eles continuaram bebendo, inclusive as sete horas da manha quando acordamos!
                              Eu na fazenda (com o casaco que me emprestaram!)

No segundo dia pedi informacoes para uma família de armenos que moram na Geórgia e esse me convidaram para almoçar na sua casa. Depois a noite fui convidado por um homem para dormir na sua casa, que também era bem simples, onde jantei com ele, sua mãe e sua tia uma comida preparada no fogão a lenha!
                                           Casa da 2a noite

No terceiro dia mais uma vez sou convidado para almoçar na casa de pessoas e até os policias da fronteira armena me dão frutas! Durante todo o meu caminho na Geórgia pessoas não paravam de me dar comida, me convidar para tomar um café em suas casas,  genial!
                                         Familia que me deu almoco

Entrando na Armenia no primeiro dia quando estava anoitecendo cheguei em uma cidade maior, que não 'e o melhor lugar para acampar, por isso perguntei para uma mulher onde poderia acampar e ela me levou até o local onde morava - uma espécie de acampamento de trailers e carros abandonadas, com casa feitas de containers, onde dois jovens chamados Artur me convidaram para dormir na sua casa de metal.
                                  Eu os dois Artures e casa onde dormi

Finalmente no ultimo dia, estava parado comendo uma romã, quando mais uma vez fui convidado para almoçar na casa de uma família e a noite também dormi na casa de outra família, que tinha um amigo que falava um pouco de francês por isso foi possível falar um pouco (pela primeira vez) com as pessoas que me acolheram.

Portanto, devo dizer que mesmo com todas as montanhas pedalar pelo Cáucaso tem sido muito gostoso! Amanha de manha estou partindo de Yerevan e s'o vou ter internet de novo em Teerã! Espero que a hospitalidade dos iranianos seja Tao grande quanto a dos georgianos e armenos, pois a região continuara montanhosa e o inverno esta chegando!

Então 'e isso ai, até o Ira e abraços!

3 comentários:

  1. caramba tomi! que foda, deve estar entrando na parte mais oriental da viagem. que seja mto incrivel. Uma duvida, por onde vc estara no alto inverno(janeiro)? pq vai estar nevando pesado né?
    ab
    guifarkas

    ResponderExcluir
  2. Pô Tomy! Assim tu vai engordar cara! Só come! Hahaha É isso aí! Top!

    ResponderExcluir