segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Projeto


Viva a Roda

“O transporte urbano tem a ver não somente com a locomoção das pessoas e dos bens para dentro, para fora e através da cidade, mas também com a organização espacial de todas as atividades humanas dentro dela.” (Dyckman, 1965)

A Bicicleta como uma alternativa sustentável de locomoção: justificativa

As cidades abrigarão, até o final deste ano, 50,5% da população mundial. Serão cerca de 3,5 bilhões de pessoas se locomovendo todos os dias para uma infinidade de atividades urbanas cotidianas.  Nas discussões sobre a mobilidade urbana, a bicicleta emerge como ponto central na elaboração de alternativas sustentáveis. Apresenta baixo custo de aquisição e manutenção, eficiência energética e baixa perturbação ambiental. Além de flexibilidade e rapidez no transporte, reduz o nível de ruído no sistema viário e propicia maior equidade na apropriação do espaço urbano destinado à circulação. Ao apropriar-se de maneira mais agradável, saudável e limpa dos espaços públicos, aumenta a qualidade de vida dos habitantes, na medida em que gera um padrão de tráfego mais calmo.

Além dos aspectos técnicos supracitados, a bicicleta apresenta aspectos filosóficos que a tornam um elemento de contestação frente à hegemonia do transporte motorizado e à degradação ambiental. Por natureza é um meio de transporte que proporciona um maior contato com o ambiente, expandindo o horizonte urbano para além dos pára-brisas. Em suma, torna a utopia de uma cidade sustentável algo um pouco mais possível.

Diante desse contexto, pretende-se gerar uma vivência prática na qual a bicicleta é um modo de locomoção viável não só para as cidades, mas também para longas viagens. A proposta é percorrer um circuito, partindo de Paris, passando pela Europa, Europa do Leste, Cáucaso, Ásia e retornando a Paris novamente. Uma viagem que começa e termina na porta de casa.

Motivações

Estamos em um momento crítico do desenvolvimento da humanidade, em que os recursos naturais estão sendo cada vez mais consumidos de maneira irreversível e irresponsável. Em função destes desequilíbrios, da diferença de acesso aos mais variados recursos e a sua escassez, a relação entre os povos, muitas vezes, tem se tornando distante e conflituosa.

Ao traçar o itinerário, optou-se por explorar percursos e distâncias que dessem oportunidade de vivenciar e se relacionar com as mais diversas culturas e costumes. Parte-se da Europa Ocidental em direção aos países do antigo bloco soviético, da região do Cáucaso e da Ásia.

É importante ressaltar que quando se viaja de bicicleta o contato com outros seres humanos não se dá apenas pelo interesse de um intercâmbio cultural, mas chega a ser mesmo uma necessidade. Em uma viagem de bicicleta se está exposto, vulnerável e disponível. É necessário fazer contato, tanto para suprir necessidades essenciais como água para beber, quanto pelo prazer de conversar, conhecer e trocar experiências.

Assim, a bicicleta será o meio de locomoção da viagem, mas também sua principal motivação. Diferentemente de meios de transporte motorizados, a velocidade da bicicleta é suficientemente grande para percorrer longas distâncias e ao mesmo tempo suficientemente baixa para realmente observar e vivenciar o trajeto. Percorrer aproximadamente 13 000 km será um meio de propagar a bicicleta como meio de transporte viável para viagens de longa duração e realmente experienciar todos os metros percorridos. A partir dessas premissas, resume-se no item seguinte, o Objetivo Geral e os Objetivos Específicos deste projeto.

Objetivo Geral

Promover o uso da bicicleta como meio de transporte saudável, democrático, inclusivo e de baixo impacto ambiental, mesmo para viagens de longa duração.

Objetivos Específicos

- Conhecer e relacionar-se com outras culturas, promovendo um grande intercâmbio cultural.
- Documentar o trajeto por meio de fotos, vídeos e textos e compartilhá-los em um blog (bilíngüe – português e francês) freqüentemente atualizado com informações dos locais visitados e relatos da viagem.
- Alimentar-se com produtos locais e sustentáveis, mantendo uma coerência com os princípios de sustentabilidade e com a proposta de vivenciar profundamente as culturas dos países e regiões visitadas.


O Itinerário e como percorrê-lo

Pretende-se passar por vinte e um países, cobrindo uma distância aproximada de 13000 km, em sete meses. A partida inicialmente está prevista para Agosto de 2011 e a volta a Paris para Março de 2012.

O itinerário abaixo será percorrido em uma média de 70 km por dia, levando em conta os dias de descanso. Nas paradas deve-se usar uma barraca, montada em lugares estratégicos como postos de pedágio, de combustível, postos policiais ou propriedades particulares sob autorização prévia. Em grandes cidades, procurarei pernoitar em campings ou pequenas pousadas.

A alimentação será a mais autônoma possível, procurando uma alimentação com produtos naturais e locais e dispondo de equipamentos que possibilitem cozinhar as refeições diárias.

Durante a viagem passarei pelo e verão e pelo inverno, e por isso estou tomando os devidos cuidados para minha segurança. Tenho um seguro de saúde que cobre todos os países que passarei, estarei em boa forma física devido ao pedal diário e levarei equipamentos de qualidade (barraca, saco de dormir, roupas) próprios para tais condições.

Regiões
Países
Cronograma
Europa Ocidental (ida)
França, Bélgica, Alemanha
Agosto 2011
Europa do Leste (ida)
República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária
Agosto, Setembro e Outubro 2011
Mar Negro
Travessia de balsa
Outubro 2011
Cáucaso
Geórgia, Armênia
Outubro, Novembro 2011  
Ásia
Irã, Turquia
Dezembro 2011, Janeiro 2012
Europa do Leste (volta)
Grécia, Albânia, Montenegro, Bósnia Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Áustria

Janeiro, Fevereiro 2012

Europa Ocidental (volta)
Itália, França
Fevereiro, Março 2012

Blog

O blog será a ferramenta essencial de comunicação da minha viagem. Por meio dele que farei os diversos relatos sobre a minha viagem, ou seja, será onde vou passar todas as informações referentes ao o que estou experenciando, conhecendo, como é uma viagem de bicicleta, entre outros. Ele poderá passar por períodos de interrupções, já que não encontrarei internet disponível em todos os locais, mas será atualizado constantemente.

O Viajante

Meu nome é Tomaz Morgado Françozo tenho 21 anos. Nasci e morei toda minha vida na cidade de São Paulo, Brasil, uma megalópole que possui cerca de 19 milhões de habitantes que utilizam principalmente o carro como meio de locomoção. A cidade de São Paulo tem hoje uma frota de mais cinco milhões de automóveis e todos seus moradores enfrentam cotidianamente o desumano e absurdo trânsito da cidade.

Diante dessa situação, resolvi adotar a bicicleta como meio de locomoção e desde que comecei a utiliza-la, percebi sua vantagens e benefícios. Por isso engajei-me em diversos  movimentos a favor do uso de bicicleta, como a Massa Crítica e dentro da minha universidade também promovo ações nesse sentido.

Estou no terceiro ano do curso de Relações Internacionais da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. No momento estou fazendo um semestre de estudos na Université Ouest Nanterre La Défense (Paris 10), onde continuo a utilizar a bicicleta diariamente, pedalando ao menos 30 km por dia. Optei por esse intercâmbio por acreditar que na minha área profissional, a experiência pessoal com outras culturas e com a diversidade urbana, é tão importante quanto o aprendizado intelectual. Experiência na qual eu espero que proporcionará autoconhecimento, a busca por melhores relações interpessoais e o respeito às diferenças individuais, sociais e culturais.

Orçamento

O orçamento a seguir é aproximado, já que o custo de vida durante a viagem vai variar muito de país para país e o tempo da viagem também não é exato.

Equipamentos: camping, cozinha, ferramentas, peças sobressalentes, roupas
500 euros
Custo Viagem – um calculo de 13 euros por dia, durante 230 dias
2990 euros
Vistos
400 euros
Seguro saúde
200 euros
Reserva técnica – reserva para qualquer tipo de imprevisto
400 euros
Custo total
4490 euros

Formas de viabilizar o projeto:

1 - Contato com fabricantes: Giant e Decathlon
2 - Programa de incentivo a viagens do Governo Francês.
3 - Reservas pessoais

Campanha “Adote um Dia”

Campanha “Adote um Dia” está baseada na idéia do ativismo individual, em que pessoas físicas apóiam o projeto, pessoas que compartilham as mesma idéias do projeto e do realizador, que é extremamente viável devido a internet e suas diversas formas de compartilhamento. Hoje, é possível intervir na realidade de formas coletivas ou individuais, e essa campanha abre a possibilidade de uma ação individual concreta. As pessoas que adotarem um ou diversos dias terão seu nome citado no blog.



Referências Bibliográficas

- DETRAN-SP - http://www.detran.sp.gov.br/frota/frota.asp
- DYCKMAN, John W., Transportation in Cities. Scientific American, setembro, 1965.
- BRASIL. Ministério das Cidades (2007) – “PlanMob: construindo a cidade sustentável” – Caderno de Referências para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Brasília: Ministério das Cidades, 2007.
- PlanMob – Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana
- Projeto conexão sul 2010 - http://conexaosul2010.wordpress.com/page/4/
- ROCHA, A.C.B., Frota, C.D., Tridapalli, J.P., Kuwahara, N., Peixoto, T.F.A., Balassiano, R., (2006), Gerenciamento da Mobilidade: Experiências em Bogotá, Londres e Alternativas Pós-Modernas, Pluris 2006 – Congresso Luso Brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, Portugal.

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