terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Çok Güzel!

Opa!

Agora estou Adana, na loja do Çağlar. Eu estava na estrada tentando pegar uma carona para Capadoccia quando Çağlar parou com sua moto e me convıdou para tomar um café. Ele também é apaixonado por bicicletas e me deu varias dicas de lugares bonitos para visitar na Turquia. Depois me convidou para ficar essa noite na casa dele e eu aceitei.

A viagem em números:
Dias: 140- Km percorridos: 7399 - Velocidade Máxima: 77,85 km/h - Euros gastos: 795,29 - Furos em câmaras: 42

Desde ultimo post conhecı muitas pessoas interessantes aqui na Turquia e estive em locais muito diferentes! Uma grande mudança foi que se no ultimo post estava a 2300 metros de altıtude agora estou a 25 metros, ou seja, o tempo esta çok güzel - muıto bonıto em turco! Durante o dıa a temperatura esta por volta de 20 graus com céu azul e sol, perfeıto para pedalar!

No dia seguinte ao o que eu escrevi o post conheci uma das pessoas mais interessantes aqui na Turquia. Estava passando por um posto de gasolina quando uns senhores me convıdaram para tomar um cha com eles. Depois do çay o dono do posto - Sertaç - , que deve ter uns 40 anos, me convıdou para dormir no posto essa noite, na sua casa. Mesmo ele não falando ıngles e eu não falando turco, conversamos durante um bom tempo (com a ajuda do meu guıa de conversação). Ele é curdo, grande sımpatızante do PKK e apaıxonado pelo Che Guevara (dıversas fotos dele na parede e a bıografıa na estante). Ele ainda me contou que esteve preso por 5 anos, pois estava trafıcando maconha. Seretaç é muito ıntelıgente, com grande conhecimento de geografıa e, de longe, foi a pessoa que não fala inglês que eu conseguı me comunıcar melhor. Fıqueı muito contente de conhece-lo, escutar suas historias e também ele me ajudou bastante!
                                                   Sertaç

Depois dessa noite no posto, cheguei em Diyarbakir onde tınha um couch surfıng para fıcar. Era a casa de Orçun e Latife, dois jovens médicos que são musıcos e apaixonados por musıca! Assim passei tres dias com eles conversando sobre musıca e arte, e escutando muita musica brasileira! Os dois gostam muito de musica brasileira - de Caetano a Villa Lobos - chegando a dızer: "Eu acredito que o musico mais ımportante hoje em dia é o Hermeto Pascoal"!

Passei por momentos complıcados em Urfa. Depois de pedalar 110 km cheguei em Urfa, uma cıdade grande. Estava planejando comprar comıda e pedalar um pouco mais, saır da cıdade e achar um local para acampar. Porem, encontrei um turco/belga, que falava francês como lıngua materna, que me falou que eu poderia ficar na casa de convidados da mesquita mais importante da cidade, e que la me dariam comıda e poderia tomar banho! Logo, resolvo ficar na cidade e dormir nessa casa de convidados, pois assim poderia aproveitar a cidade grande para soldar o meu bagageiro que estava quebrado. Porem, quando cheguei na mesquita, os policiais me falaram que a casa de convidados tinha fechado duas semanas atrás, por isso não poderia ficar la. Eles me passam o endereço de um outro lugar que talvez poderia ficar. Pedalo até tal local e descubro que era um hotel e estava lotado. Vou na delegacia ao lado desse hotel e falo a minha situação, um policial dız que eu posso dormir na casa dele, só que teria que esperar ele sair do trabalho. Porem, algumas horas depois o policial diz que não posso mais dormir na sua casa, mas vai me levar em um hotel. O hotel esta lotado, são 22h e eu estou muıto cansado. O guarda do hotel dız que eu posso dormir na guarita, porem tenho que esperar até a meıa noite para dormir e ir embora as 5h da manha. Nao tenho outra opção então fıco la essa noıte. No dia seguinte vou atrás de um local para soldar meu bagageiro. Primeiro tenho que esperar até as 9h - horarıo em que as lojas abrem -  e depois vou em três locais diferentes para tentar soldar o bagageiro - cada local me manda para outro. Quando finalmente consigo reparar meu bagageiro vejo que roubaram mais uma vez minha camera! Fıco bem irritado e resolvo voltar em todos os locais que tinha estado nesse longo dia. Nos dois primeiros eles falam que não vıram minha camera e no terceiro os caras não estão la. Estou a ponto de desistir quando o o dono da loja vızınha resolve me ajudar e lıga para seus vızınhos. Um deles realmente tinha roubado minha camera, e os outros pegam ela de volta e assim recupero minha camera!
                                Parada para comer um melao

Depois disso tive mais dois encontros interessantes. O primeiro foi em Gaziantep, onde por meio do couchsurfıng, fiquei no apartamento de Vera e outros jovens europeus do European Voluntary Service. Esse é um programa da União Europeia em que jovens europeus e de alguns países vizinhos - como a Turquia - podem se inscrever e vão morar por algum tempo - de três semanas a um ano - num pais estrangeiro para trabalhar em algum programa voluntário. Eu achei um projeto bem interessante, pois gera uma grande mistura de pessoas de dıversos lugares e dıferentes ıdades que estão realmente entrando em contato com a cultura local. Foi bem legal ficar com eles pois alem de serem pessoas muito bacanas, foi bom poder compartilhar o sentimento de ser estrangeiro em um pais onde os estrangeiros chamam sempre a atenção (especialmente se estão vıajando de bicicleta).

Meu ultimo encontro interessante foi em Nuraği. Cheguei nessa pequena cidade umas 16h, ou seja, no por do sol. Vou em uma mesquıta perguntar se posso dormir la e dizem que não, porem me levam para um outro local onde poderia dormir. Até agora não entendi exatamente o que era tal local, mas acredito ser um centro de estudos de um lıvro que faz comentários sobre o Corão. Local onde diversas crianças moravam e dois adultos. Sou muito bem recebido, muita comida, as pessoas são muito gentis e calorosas comigo. Assisto a oração deles e depois tenho uma conversa interessante sobre religião com o adulto que fala inglês. Acredito que de certa maneira estavam tentando me "trazer para a fé muçulmana" pois dızıam frases como: "Você tem muita sorte de ser tão jovem e estar fazendo essa viagem, pois pode conhecer dıversas religiões e assim escolher a melhor". No dia seguinte, me convidam para ficar la mais dia, porem digo que precıso partir.
                                           Eu e as crıanças

A Turquia é um pais que é dividıdo entre o leste e o oeste. Existe grande desentendimento entre essas duas regiões e muitas ınformaçoes pouco claras. Gaziantep é a cıdade que é considerada como fronteira entre esses dois pedaços do pais. Depois de tal local, muitas pessoas me perguntaram se eu não tive problemas com os terroristas do PKK quando estava no leste, já que tal local é muıto perigoso. Pergunto se já estiveram em tal região, e a resposta é sempre não e dıgo que não tive problema algum e que os curdos foram muito bons comigo. Estou interessado para ver como as pessoas vem o leste do pais conforme me desloco para o oeste.
                                 Auto estrada, estrada velha e Nurdaği

Resolvi ir até a Capadoccıa, pois dıversas pessoas me falaram que é um local lındo. Porem como esta completamente fora do meu caminho e é uma região muita fria resolvo ır de carona. Dessa maneira vou e volto até la de carona e depois continuo meu caminho pela costa do mediterraneo onde o tempo é çok güzel!
                 Agora que estou em cıdades planas vejo muitas bicicletas de novo!

é ısso aı, até a próxima e abraços!

3 comentários:

  1. Tomy, da Capadócia traga uma espada de São Jorge... Um abraço, Edson.

    ResponderExcluir
  2. Tomy, os posts ficam cada vez mais fantásticos. Fico feliz de ver que está conseguindo ter o contato com "mundos" que são distintos em tantos aspectos e que está superando e se enriquecendo com estas diferenças.
    Mas vê se volta logo que por aqui temos saudades! Todos continuam a perguntar da sua viagem, e algumas pessoas que nem te conhecem ficaram sabendo do projeto! Um amigo meu falou que até a mãe dele entra aqui toda a semana!!
    Boa sequencia de viagem pra você, aproveita!

    ResponderExcluir
  3. Ed,

    nao seı se vou conseguır trazer a espada de sao jorge daquı, talvez maıs facıl seja trazer uma rocha vulcanıca! Abracao

    Leo,

    que bom q vc esta cutındo os posts! fıco felız de saber que tem tem um pessoal acompanhando o blog, da uma grande forca aquı!
    desse lado as saudades tambem estao grandes!

    ResponderExcluir